Premiação ConLicitantes

Cabe a você a escolha da melhor história.

Estamos com as votações abertas para o prêmio Licitante Inovação.

Você tem até o dia 04 de agosto 12h00 para votar na melhor história. Votação Encerrada

Para essa edição selecionamos três candidatos: Renato, Geilton e André.

Confira abaixo a história de cada um e escolha aquela que é a mais inovadora em sua opinião!

Votação encerrada

Escolha a melhor história inovadora

AÇÃO INOVADORA 1

Renato de São Paulo

Encontrando novos mercados

Nome do Licitante

Renato

Localidade

São Paulo

Categoria

Ações estratégicas para o processo licitatório

Proposta da ação

A Análise de Mercado do ConLicitação também pode ser utilizada para identificar novos mercados e oportunidades de venda. Com esta ferramenta em mãos, Renato pôde identificar um produto valioso de baixa concorrência e ainda conseguiu desenvolver uma marca própria a partir de informações extraídas de editais e atas localizados por meio do buscador do ConLicitação.

Resultados obtidos

Os novos mercados identificados pelo Renato passaram a representar grande parte das vendas ao governo em sua empresa e a partir daí preparam terreno para grandes e maiores passos. A demanda já é tanta que agora eles precisam se mudar para um prédio maior a fim de atender as exigências da produção.

Critérios de seleção

  • Facilidade de extensão da ação para outras situações semelhantes: 10 pontos dos 10 possíveis
  • Grau de inovação da ação proposta: 05 pontos dos 10 possíveis
  • Relevância da solução apresentada: 08 pontos dos 10 possíveis
  • Análise da possibilidade de obter bons resultados para o mercado: 10 pontos dos 10 possíveis

AÇÃO INOVADORA 2

Geilton do Espírito Santo

Vencendo grandes empresas

Nome do Licitante

Geilton

Localidade

Espírito Santo

Categoria

Ações estratégicas para o processo licitatório

Proposta da ação

Através das informações obtidas pela Análise de Mercado e Concorrentes do ConLicitação, Geilton planejou um novo posicionamento comercial da sua empresa no certame licitatório, além de identificar a demanda sazonal, os principais órgãos compradores e os preços praticados, também foi possível encontrar sanções sofridas pelos concorrentes, obtendo assim argumentos suficientes para desclassificá-los da licitação.

Resultados obtidos

Os novos mercados conquistados com ajuda do ConLicitação passaram a representar uma grande parte das vendas e agora a empresa está faturando muito mais com as vendas ao governo.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Facilidade de extensão da ação para outras situações semelhantes: 10 pontos dos 10 possíveis
  • Grau de inovação da ação proposta: 02 pontos dos 10 possíveis
  • Relevância da solução apresentada: 06 pontos dos 10 possíveis
  • Análise da possibilidade de obter bons resultados para o mercado: 09 pontos dos 10 possíveis

AÇÃO INOVADORA 3

André do Rio Grande do Sul

Identificando concorrentes

Nome do Licitante

André

Localidade

Rio Grande do Sul

Categoria

Ações estratégicas para o processo licitatório

Proposta da ação

É possível utilizar a Análise de Concorrentes do ConLicitação para estudar a estratégia e os preços praticados pela concorrência. Se você souber organizar estas informações poderá produzir um relatório de comportamento dos seus concorrentes e fazer projeções e comparativos poderosos que aumentarão a sua eficiência no certame licitatório.

Resultados obtidos

O mapeamento dos valores e dos comportamentos praticados pelos concorrentes permitiu que o André identificasse rapidamente quem eram as empresas que estavam concorrendo com ele nas licitações e traçar uma estratégia de atuação mais assertiva para cada licitação.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Facilidade de extensão da ação para outras situações semelhantes: 10 pontos dos 10 possíveis
  • Grau de inovação da ação proposta: 02 pontos dos 10 possíveis
  • Relevância da solução apresentada: 06 pontos dos 10 possíveis
  • Análise da possibilidade de obter bons resultados para o mercado: 09 pontos dos 10 possíveis

Texto na íntegra

Trabalho em uma empresa que fabrica insumo hospitalar, conseguimos expandir para todo o mercado público, se tornando uma das empresas que mais participam de licitação deste ramo, porém, não julgo isso como nosso grande feito. Em pesquisas através da plataforma do Conlicitação identificamos que existia um material específico de uso hospitalar que estava sendo explorado por apenas UMA empresa a fabricante do equipamento fizemos um estudo através de diversos editais e atas que obtivemos através desta ferramenta tão importante que o Conlicitação nos disponibiliza e em conjunto com nossa equipe de desenvolvimento conseguimos produzir o material de forma compatível com o equipamento acima citado, e por fim decidimos entrar em uma licitação, nesse processo concorrendo com a fabricante do equipamento e com uma outra empresa, como nós havíamos elaborado uma grande pesquisa já sabiamos as empresas que participavam bem como os valores que estavam praticando. E já nesse processo obtivemos êxito na fase de lances, a partir daí se instaurou uma grande guerra Licitatória, RECURSOS, IMPUGNAÇÕES, DUELOS DE PREÇOS e etc… enfim hoje temos o orgulho em dizer que todos os recursos que a nós foram aplicados conseguimos derrubar, todas as tentativas de impugnações no intuído de direcionar o edital, conseguimos orientar os órgãos a não aceitar, todos os duelos de preços conseguimos vencer, sempre se apoiando nas leis que regem nosso processo licitatório e com a ajuda e apoio do grupo jurídico do Conlicitação que sempre nos sanou dúvidas no meio de toda essa batalha, hoje podemos afirmar com convicção que levamos para a administração pública um produto de extrema qualidade com um valor muito mais em conta, permitindo assim que os Hospitais que são entidades que tanto sofrem com os repasses públicos para que possam adquirir insumos para atender nossa população, hoje bem carente de atendimentos devido a pandemia que enfrentamos. E hoje após todo esse trabalho que estamos desenvolvendo para levar economia aos hospitais públicos, fomos agraciados com a possibilidade de fazer parte da implantação do novo protocolo de identificação do paciente em conjunto com COFEM e com a ANVISA para minimizarmos os erros de identificação de pacientes que acarretam em muitos erros médicos. Nos dedicamos a todo momento em levar economia para a administração pública, e facilitar a vida dos funcionários de saúde esse é um desafio muito grande e confesso que não tem sido fácil mas nós sabemos que com a ajuda do Conlicitação chegaremos ainda mais longe, pois estamos trabalhando duro para encontrarmos ainda mais soluções ! Agradeço aqui ao Grupo Conlicitação que sempre fez parte da minha vida que me ensinou tanto sobre essa profissão que hoje tanto amo e que me sinto a cada dia mais realizado! 

Texto na íntegra

A Empresa que represento já está consolidada no mercado, mas iniciou no mercado de licitação há menos de 02 meses. Utilizamos as ferramentas de Busca de oportunidades e identificamos uma grande demanda sazonal de um determinado produto. Fizemos um levantamento no sistema utilizando a ferramenta “concorrente” para identificar quais as fragilidades do nosso principal concorrente, tudo isto após assistir a Live Class do Conlicitação  “Como tirar o concorrente da Licitação”. O nosso principal concorrente havia recebido um processo de suspensão em um órgão federal e outro municipal por um período de 2 anos. Utilizamos a ferramenta de busca para ver os valores que o produto estava sendo negociado no mercado de licitação. Com todas estas informações em mãos, realizamos uma negociação com nossos fornecedores e conseguimos chegar ao preço de mercado. A partir daí o processo foi seleção de oportunidades, participação de pregão com êxito, recurso para desclassificar o nosso concorrente e o aumento de faturamento da empresa em mais de 03 vezes no segundo mês de venda em licitação.

Texto na íntegra

Em nosso dia-a-dia nas disputas de licitações, e, principalmente devido à pandemia, tivemos muita dificuldade em acompanhar os movimentos de mercado (acompanhar preços, novas marcas, novos concorrentes, etc.) porque sempre concentramos esse trabalho nas informações que nos era trazido através dos mapas alimentados pelos representantes nos Pregões Presenciais. Em questão de meses, os pregões presenciais ficaram raros, e a forma eletrônica se tornou a grande preferência de formato entre os órgãos públicos. E agora? Aonde vamos buscar a informação dos nossos concorrentes? Onde fazer o Benchmarking? Onde buscar o que o concorrente está cotando? Então nos foi apresentado a funcionalidade da plataforma Conlicitação chamada “Análise de Mercado”, onde, de forma prática e objetiva, conseguimos encontrar a informação que estava em todo o Pregão Presencial, mas que não encontrávamos nas plataformas de realização de pregão eletrônico de forma clara e objetiva como nos é apresentado através do Conlicitação. A empresa teve ganhos de mercado expressivos, ao saber a forma do concorrente se comportar, tanto na cotação como na disputa, encontrando padrões de mercado que antes não nos eram acessíveis. Temos muito a aplaudir e agradecer à equipe do Conlicitação. Obrigado.

2ª Convenção Nacional dos Licitantes

A Nova Lei na Prática

19, 20 e 21 de julho de 2023

Centro de Convenções Rebouças

São Paulo - SP

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Votação

Licitante Inovação